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Como resolver conflito com chefes difíceis?

Conflito com a chefia X Qualidade de vida no trabalho por Anna Zaharov


A grande maioria de nossos resultados, dependem da nossa comunicação, principalmente quando estamos no papel profissional. Tudo comunica! Os gestos, os movimentos, as expressões muitas vezes revelam mais sobre uma pessoa do que as suas palavras. Por mais incrível que possa parecer, o conteúdo é o que tem menor impacto para o ouvinte quando estamos falando, seja para uma, trinta ou mais pessoas, ele representa cerca de 10% e o restante fica com a nossa comunicação não verbal, que é transmitida através de nosso modo de vestir, o olhar, o tom de voz, todo o nosso gestual, etc.


O impacto de nossa comunicação independe da nossa intenção. O processo funciona baseado no princípio: Ação – Reação. Ao falarmos, a reação é provocada muito mais pelos sentimentos que despertamos a partir da forma como falamos do que pelo conteúdo que estamos transmitindo. Na grande maioria das vezes antes mesmo de falar alguma coisa, de forma inconsciente, já estamos trocando sentimentos e sensações que podem ser positivos ou negativos, dependendo do que eu desperto no outro e também do que ele desperta em mim. Estando conscientes disto podemos planejar e escolher a comunicação que irá provocar o efeito que estamos desejando. Além desse preparo, saber ouvir é primordial para uma comunicação eficiente, quem fala demais observa e escuta de menos e também não dá espaço ao outro.


A eficácia da comunicação começa com a consciência de que o modo como dizemos alguma coisa tem mais impacto do que aquilo que dizemos.


O impacto do Conflito


A maneira como somos tratados por uma pessoa é influenciada pela maneira como a tratamos. Assim, quando não estiver satisfeito com a forma como o outro está se relacionando com você, e se quer melhorar esse relacionamento, deve começar a busca dessa solução primeiramente consigo mesmo fazendo a seguinte reflexão: Quem eu sou que o outro é? Ou seja, como eu me comporto na relação com o outro para que ele me trate dessa forma?


- para Resolução do Conflito


1) Falar de você e não do outro

2) Descrever e não interpretar

3) Olho no olho

4) Não julgar

5) Falar no momento oportuno

6) Atentar para a coerência da comunicação verbal com a não verbal (gestos, expressão facial, tom de voz, volume, etc.)

7) Ser específico

8) Dizer como você quer que a pessoa lhe trate

9) Saber ouvir com atenção

10) Manter mente aberta – sem preconceitos e sem julgamentos

11) Estar com coração aberto – sem ressentimentos

12) Verificar o entendimento

13) Contratar as mudanças

14) Plano de Ação - dependendo da situação


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